Invitation PT

Caros Amigos e Colegas Fisiologistas,

No último congresso realizado em Setembro de 2018, em Cadiz, a Sociedade Espanhola de Ciências Fisiológicas confiou-nos a organização do próximo Congresso SECF (XL CONGRESSO DA SOCIEDADE ESPANHOLA DE CIÊNCIAS FISIOLÓGICAS: encontro conjunto entre fisiologistas espanhóis e portugueses) que se deverá realizar em Badajoz de 21 a 24 de Setembro de 2020.

Vinte e um anos depois do último congresso da SECF organizado na Extremadura espanhola, esta é uma escolha que muitos nos honra e uma tarefa que aceitámos com entusiasmo. Temos pela nossa frente o desafio de manter o elevado nível cientifico e sociocultural já caracteristico dos congressos da SECF com a combinação de Ciência, Fisiologia e Cultura num ambiente de confraternização luso-espanhola. De facto, ao organizarmos este congresso com os nossos colegas portugueses, esperamos que este seja um momento favorável ao estabelecimento e fortalecimento de colaborações entre os fisiologistas das duas nacionalidades. Esperamos que o congresso seja inolvidável em todos os seus aspectos e, para isso, contamos com o mais importante: com todos vós, a quem acolhemos de braços abertos. Sejam bem-vindos: Bienvenidos!

Juntos, vamos criar um ambiente idóneo e propício para a discussão dos processos fisiológicos, dos mais simples aos mais integradores, tendo em atenção os aspectos translacionais da investigação fundamental. Para isso, o programa cientifico deste congresso inclui conferências plenárias, simpósios e comunicações orais e posters, onde esperamos que todos participem. Queremos, também, incentivar os estudantes de mestrado e de doutoramento a apresentarem os seus projectos em sessões de posters ou de comunicações orais devidamente preparadas para o efeito. Este programa científico será complementado com eventos culturais e gastronómicos luso-espanhóis dos quais destacamos o já tradicional jantar de encerramento do congresso.

Apesar de ser uma das regiões menos conhecidas de Espanha, Badajoz possui atrações turisticas variadas: a Plaza Alta, onde por baixo dos seus arcos se realizavam os mercados na idade média; a Alcazaba Pacense, a maior forticação muçulmana na Europa e uma das maiores do mundo; a Muralha abaluartada da cidade que é uma fortificação militar formada por distintos elementos defensivos como torres e fossos; a Catedral de São João Baptista ao lado da Câmara Municipal na bonita Praça de Espanha; a Praça de la Soledad e a Ermida da Virgem de la Soledad. Badajoz é, também, a cidade das pontes, com as suas quatro pontes que travessam o bonito rio Guadiana em cujas margens se podem fazer caminhadas e praticar desporto. Badajoz, muito próximo da fronteira de Portugal e numa encruzilhada estratégica de caminhos que ligam Castela à Andaluzia, é, também, uma cidade comercial que surpreenderá quem a visite.

Por tudo isto e com tudo isto, esperamos por vós em Badajoz. Estamos convencidos de que este será um congresso excepcional.

Até breve!

Ana Beatriz Rodríguez Moratinos

Presidente do Comitê Organizador

XL Congresso da Sociedade Espanhola de Ciências Fisiológicas

(Reunião conjunta entre fisiologistas espanhóis e portugueses)

Badajoz, 21-24 de Setembro de 2020